Como planejar uma viagem

como_planejar_uma_ viagem

Como planejar uma viagem

Dicas de como planejar uma viagem – É muito importante planejar sua viagem com antecedência.

É importante ter tudo bem planejado, local de destino, voo , hospedagem, pontos turísticos que pretende visitar, restaurantes, separar os documentos necessários… por ai vai. Pesquisar sobre o seu local de destino também é importante, pois quanto mais você souber sobre o seu destino, melhor será sua viagem. Pode ter certeza. Como planejar uma viagem.

Como planejar uma viagem

Imprevistos podem acontecer e é preciso estar preparada, ainda mais durante uma viagem. Mas, com um bom planejamento, será mais fácil lidar com estes imprevistos. Por exemplo, você se organizou para conhecer um ponto turístico que fica em um lugar em céu aberto em tal dia. Porém, neste dia está chovendo. E agora? Simples, provavelmente você tenha marcado um lugar do seu interesse que fique em algum lugar coberto, como Shoppings, Museus e outros. Então, é só trocar os dias de visitação e ficará tudo certo.

1ª Dica: Como planejar uma viagem

Primeiramente você deve saber a data que você tem disponível para viajar e quantos dias pode ficar fora. Ou seja, se será uma viagem de final de semana, de feriado prolongado ou férias.

Se você estiver pensando em uma viagem de final de semana, o ideal é que você viaje para lugares próximos ou faça passeios pela região.Assim você aproveitará mais, pois não levará muito tempo até o seu destino.

Para viagens de feriado prolongado, você pode viajar para cidades vizinhas ou outro estado, pois será uma viagem com menos dias.Mas fique atento, pois se você optar por viajar de carro, podem haver congestionamentos dependo do destino escolhido, escolher locais onde o caminho seja contra fluxo é uma ótima opção, pois você não perderá muito tempo dentro do carro ou ônibus.

Para viagens ao exterior , o ideal é utilizar as férias, para que você possa aproveitar mais e não fazer tudo com pressa. Por isso, é muito importante observar o calendário de feriados para escolher as melhores datas.

Como planejar uma viagem

Dica: Como planejar uma viagem

 

Após definir qual o tipo de viagem , vem a escolha do local.

Se você optar por viajar para fora do país, é necessário ficar muito atento! São vários os fatores a se pensar, como passaporte, se é necessário visto, a língua local, fuso horário… entre outros razões que deixarei para escrever em outro post sobre Viagens Internacionais.

Todavia, se a sua viagem for para dentro do Brasil, fica bem simples planejá-la. Afinal, estamos dentro do nosso país e mesmo com a diversidade cultural nos sentiremos mais seguros por falar nossa própria língua, além de ser mais fácil nos comunicarmos com nossos parentes e amigos, entre outras facilidades.

Como planejar uma viagem

3ª Dica: Como planejar uma viagem

 

Com o destino escolhido é importante que você reserve o dinheiro necessário para a viagem, lembrando que imprevistos acontecem. Eu gosto de viajar com tudo pago, ou seja, gosto de pagar o hotel e os passeios que pretendo fazer antes da data de partida, e sempre procuro levar aproximadamente o mesmo valor gasto com hotel e passagens para gastar no local.

Como gosto de fazer bastante passeios e aproveitar praticamente tudo que a cidade oferece, acaba saindo um pouco mais caro. Por isso é importante que você planeje tudo com antecedência, para saber o quanto você poderá gastar e assim aproveitar o máximo possível.

O recomendável mesmo é viajar com tudo pago e disponibilizar 50% do valor pago para gastos. Ou seja, se você gastar R$3.000 em uma viagem é importante que tenha R$1.500,00 para gastar com alimentação, passeios e também com alguns imprevistos que poderão acontecer. Pode ser que você não gaste tudo, mas é imprescindível levar um dinheiro a mais. Você não precisa levar toda essa quantia em “dinheiro vivo”, mas é importante levar um pouco, pois as vezes não é aceito cartão.

Como planejar uma viagem

4ª Dica: Como planejar uma viagem

Verifique o melhor período para viajar ao local escolhido. Observe as temperaturas da cidade escolhida, se faz frio ou chove e também não deixe de procurar informações de outras pessoas que já foram. Há destinos que vale a pena visitar em qualquer estação. Porém, há outros que não. Por isso, é bastante importante pesquisar sobre o destino escolhido.

Como planejar uma viagem

5ª Dica: Como planejar uma viagem

O próximo passo é conhecer o mapa local superficialmente. Por exemplo, onde ficam os pontos turísticos que você deseja visitar. Quais lugares você poderá ir no mesmo dia, porque são próximos. Como você vai se locomover até lá. Qual o melhor local para se hospedar.

Saber um pouco sobre a cidade, influenciará bastante nas suas escolhas. Então, imprima o mapa local e marque os lugares que deseja ir. Eu sempre faço isso, porque gosto de visualizar a cidade em si. E assim, escolher a melhor região para me hospedar.

Como planejar uma viagem

6ª Dica: Como planejar uma viagem

Logo, agora é a hora de escolher a hospedagem. Você deve definir se ficará em hotel, pousada, resort, apartamento de temporada, albergues, hostel e/ou hotel fazenda. Após decidir isso, é só procurar em um dos vários serviços que oferecem busca desses estabelecimentos na Internet. Eu sempre procuro no Booking. Porém, alguns amigos e parentes dão dicas de hotéis fazenda, resorts e acabam assim optando pelas indicações.

Este passo significa uma boa quantia do custo da viagem. Por isso, deve ser escolhido conforme o 5º passo e também de acordo com o valor que você está disposto a gastar.

Como planejar uma viagem 

 7ª Dica: Como planejar uma viagem

 

Pronto, agora que você já definiu uma porção de coisas, está na hora de planejar o meio de transporte. Você pode ir de avião, carro, de ônibus, de trem, de navio e até de carona. O que importa é chegar no seu destino.

Se você for de avião, fique atento as promoções de passagens. Sempre que houver maiores ofertas de passagens do que a procura, os preços serão mais baixos.

Por isso, se você escolher um destino turístico famoso que tenha vários vôos de diversas companhias aéreas, as chances de você conseguir uma promoção é enorme.  Outra forma de comprar passagens aéreas em promoção, é esperar que as companhias façam as liquidações daquelas passagens que não foram vendidas. Neste caso, você poderá inverter a ordem dessas dicas e já garantir a sua passagem.

Agora você está com tudo nas mãos: a data de viagem, o dinheiro, o local, o mapa, o hotel e as passagens.

É só controlar a ansiedade, arrumar as malas e partiu!

Como planejar uma viagem

Essas foram as minhas dicas de como planejar uma viagem. Espero que tenham gostado e não se esqueçam de comentar, logo aqui em baixo.

Um beijo e até a próxima.

Como planejar uma viagem – Leia também :O que fazer em Lima – Peru

 

Como planejar uma viagem
5 (100%) 38 votes

2 comentários

  1. Oh my goodness! an incredible article dude. Thank you Nonetheless I am experiencing subject with ur rss . Don抰 know why Unable to subscribe to it. Is there anybody getting identical rss problem? Anyone who knows kindly respond. Thnkx

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *