Conheça o Cabo Farol de Santa Marta

conheça-o-farol-de-santa-marta

Conheça o Cabo Farol de Santa Marta

Conheça o Cabo Farol de Santa Marta – Heeyy, hoje vou escrever sobre essa maravilha energizante que é o Farol, localizado em Laguna – SC e um dos poucos lugares do Brasil que o Sol nasce e se põe “dentro” do mar.

Atualmente é bem simples chegar, pois está asfaltado. Mas, antigamente era bem roots e nem luz tinha. Porém, ainda é bastante natural e vale muito a pena conhecer.

 

 

Cabo Farol de Santa Marta
Farol de Santa Marta

Conheça o Cabo Farol de Santa Marta

O Cabo de Santa Marta é composto por diversas praias ao longo de sua costa. Para conhecer todas as praias é preciso um carro e muita disposição. É importante que o motorista seja bom na boleia, ou ter um carro 4×4, porque o que mais acontece é ver carros atolados ao longo das praias. Mas, para os menos corajosos, é possível visitar algumas praias mais perto da vila (onde ficam as casas/pousadas e hotéis para se hospedar).

 

Cabo Farol de Santa Marta
Farol de Santa Marta

Onde Ficar

Conheça o Cabo Farol de Santa Marta – É bem mais barato alugar uma casa com cozinha e rachar com seus amigos. Mas, também é possível ficar em pousadas e hotéis. Nessas três opções, tem para todos os bolsos. Basta pesquisar. Tem excelentes pousadas com piscinas e um glamourosinho a mais.

O centrinho fica localizado bem em baixo do Farol, onde tem alguns mercadinhos, restaurantes, Igreja e a Prainha.

É possível alugar casas nas outras praias, tais como Cigana, Galheta, Ipoã. Minha sugestão é ficar entre a praia do Cardoso e Prainha. São as praias mais perto do centrinho.

Cabo Farol de Santa Marta
Relax no Farolete

Conheça o Cabo Farol de Santa Marta

Prainha – É a praia mais fácil de se chegar. Descendo o morro do Farol, já é possível avistar. Essa praia é onde desemboca o esgoto das casas do Morro, por isso é uma praia que não me agrada muito. Mas, sempre está cheia de crianças, surfistas, pela facilidade desse acesso à praia, Muitas pessoas não gostam de usar o carro nas praias.

Cabo Farol de Santa Marta
Prainha

Praia do Mocó – Após a prainha, tem um morro em direção à esquerda. Suba e aproveite para tirar lindas fotos com o farol e a prainha ao fundo. Descendo a praia já é o Mocó que é chamado o cantinho direito da praia de Santa Marta.

Cabo Farol de Santa Marta
Praia do Mocó

Praia da Galhetinha – No final dessa extensa faixa de areia da praia de Santa Marta, tem o outro lado do canto, que se chama Galhetinha. Areia branca e o Farol ao fundo, uma linda paisagem.

 

Cabo Farol de Santa Marta
Praia da Galhetinha

Conheça o Cabo Farol de Santa Marta

Praia da Galheta – Esta praia fica do outro lado da Galhetinha, e seu canto fica protegido por um costão. É também uma extensa baixa de areia.

Praia do Ypuã – Continuando na praia da Galheta sentido lado esquerdo, é a praia de Ypuã que também acaba com um Costão.

Cabo Farol de Santa Marta
Praia do Ypuã

Praia da Tereza – Atravessando esse costão do Ypuã, já é a praia da Tereza, uma prainha super charmosa, com uma pequena faixa de areia. Super convidativa para se passar uma tarde.

Cabo Farol de Santa Marta
Praia da Tereza

Siri – Após o costão da praia da Tereza e uma longa e perigosa caminhada. Tem uma praia, e o acesso dela é somente entre as praias vizinhas.

Cabo Farol de Santa Marta
Praia do Gravatá e aos fundos Praia do Siri

Gravatá – Esta com certeza é uma das praias mais roots do Farol, pois como o trajeto entre a praia da Tereza e Siri é longe. Essa praia é cercada por dois costões. O único acesso é por uma fazenda com vacas, bois e cavalos. É necessário deixar o carro na entrada da fazenda e ir caminhando por um vale até chegar na praia. É um pouco cansativo. E como a praia não tem estrutura nenhuma e também não dá pra estacionar perto. É preciso levar algumas coisinhas básicas, como água e também um lanchinho. Com certeza é minha praia preferida.

Cabo Farol de Santa Marta
Praia do Gravatá

Conheça o Cabo Farol de Santa Marta

Moles ou Tamborete – Praia perto do da Balsa, pouco procurada por quem se hospeda perto do Farol, pois fica longe.

Praia da Cigana – É a continuação da praia do Cardoso, dividida por um costão. De uma beleza estonteante.

Praia do Cardoso – É uma praia bem limpa, e de fácil acesso. É possível entrar com o carro. Sua beleza natural é composta por rochas e água clarinha.

Cabo Farol de Santa Marta
Praia do Cardoso e Praia da Cigana ao fundo

Com essa ordem eu tentei contornar o cabo, deixando de citar a Lagoa do Camacho e a Lagoa de Santa Marta e também a Barra da Cigana que é a continuação da praia da Cigana. Espero que tenha ficado claro, rs.

 

Cabo Farol de Santa Marta
Lagoa do Camacho

 

SURF NO FAROL DE SANTA MARTA

Cabo Farol de Santa Marta
Surf no Cardoso, foto by @rincao_sul

Conheça o Cabo Farol de Santa Marta –  Agora que já expliquei um pouquinho das praias e a localização no cabo, deu para perceber que a maioria das praias são protegidas por costões e tem praia pra tudo quanto é lado do cabo. E isso é muito bom para os surfistas, pois com a mudança de vento tem sempre onda em alguma das praias. A não ser quando venta de Leste, que deixa o mar mexido, sem condições de surf.

Quando venta de Sul, as melhores praias para a prática desse esporte são: Galheta, Mocó e Praia da Tereza.

O vento Nordeste trazem boas ondas para a praia do Cardoso, Cigana, Galhetinha, Ypuã e Gravatá.

Quando as ondas estão muito grandes, vale a pena conferir os Moles, só não se assustem com os botos, rs.

Cabo Farol de Santa Marta
Surf na Praia da Tereza

Dicas Importantes

 Conheça o Cabo Farol de Santa Marta – Dependendo da época que você for, não é necessário reservar casas/pousadas com antecedência, pode chegar lá com tempo e procurar. Quanto mais pechinchar, melhor será o desconto.

Leve uma corda dentro do porta-malas, caso você atole feio, algum carro poderá te ajudar.

O melhor restaurante do Cabo do Farol de Santa Marta é o Restaurante da Valda, na descida do Morro, sentido o Farol. A comida é caseira e bem feita. O cabo é rico em peixes, camarões (de rio doce por causas das lagoas), frutos do mar é o que não falta.

A dica mais importante é levar o dinheiro em espécie, pois lá nenhum lugar aceita cartão de crédito. Caso falte, você poderá pegar a balsa e voltar para Laguna ou ir até a Jaguaruna sacar dinheiro.

A balsa de Laguna para o Farol custa R$ 12,00 e também é possível chegar por Jaguaruna.

Conheça o Cabo Farol de Santa Marta

Atualmente a única baladinha que rola no Farol, é o Tribos, na frente da Prainha e a entrada é de graça e sempre tem uma bandinha de reggae tocando. Começa umas 2h da madruga e vai até às 5h da manhã.

Subindo o morro da praia do Cardoso, sentido o Farol, não deixe de apreciar o pôr-do-sol do deck ou das pedras em um terreno vago.

Cabo Farol de Santa Marta
Pôr do Sol na Praia do Cardoso

Vale muito a pena também, subir no farol, tem piscinas naturais, lugares lindo. É só explorar. E se você puder acordar um dia mais cedo e subir lá para ver o nascer do sol… Com certeza você sairá energizado e revigorado para novas aventuras.

 

 

Cabo Farol de Santa Marta
Piscina Natural na Praia da Galhetinha
Cabo Farol de Santa Marta
Nascer do Sol no Farol de Santa Marta

Por hoje é só, pessoal. Espero que tenha gostado.

Se alguém puder enriquecer meu texto com algumas dicas, ou algo que eu tenha esquecido. Eu agradeço!

Um beijo.

Leia também : Conheça Fernando de Noronha

Conheça o Cabo Farol de Santa Marta
5 (100%) 28 votes

10 comentários

  1. O farol é realmente maravilhoso! fui em 2015, voltei em 2016 com minha noiva e ela ficou absolutamente encantada, e com vontade de voltar! A praia da Cigana realmente é espetacular!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *