Ilha do Mel – PR

Ilha do Mel - PR

Ilha do Mel – PR

 

A Ilha do Mel possui quatro pontos turísticos de destaque. Ao norte a Fortaleza, no centro Nova Brasília e o Farol das Conchas, e ao sul a praia de Encantadas.

A Ilha do Mel faz parte do município de Paranaguá e com certeza reserva as mais belas e preservadas praias do estado do Paraná.

Ilha do Mel - PR

Ilha do Mel – PR

Aos que nunca visitaram esta Ilha, é importante saber que o número de visitação é limitado. Então, atente-se para isso. Na ilha não entram carros, ou seja não há ruas. Você andará por pequenas trilhas de areia. Não esqueça de levar sua lanterninha para andar a noite.

Ilha do Mel - PR

Com o tempo você se acostuma a andar sem a lanterna. Desde pequena frequento a Ilha do Mel, com meus familiares e depois na adolescência com os meus amigos. Portanto, já fiquei de barraca, já me hospedei em pousadas luxuosas, em Nova Brasília e Encantadas, já aluguei quartos, casas. Já perdi a conta de quantas vezes desci à Ilha do Mel, seja para um bate-volte, para ficar um final de semana ou mais dias.

Ilha do Mel – PR

E o que tenho a dizer é que você curte de todas as formas. É muito bom entrar em contato com a natureza dessa forma. Dá pra se desligar do barulho das cidades grandes e até da televisão.

Ilha do Mel - PR

Lógico que existem pousadas com wi-fi, ar condicionado, tv e a comodidade toda. Mas, muitas pessoas procuram esse lugar justamente para fugir disso. Fazer tudo a pé ou de bicicleta. Tornar-se praticamente um bicho grilo.

A Ilha tem aproximadamente três mil hectares de mata preservada e por isso a UNESCO a tornou uma estação ecológica. Algumas atrações da Ilha do Mel foram tombadas.

Ilha do Mel – PR

A Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres foi construída no século 18 para proteger a Baía de Paranaguá. Se estiver em Nova Brasília, alugue uma bicicleta e vá conhecer esse lugar. É possível também pegar uma voadeira, de Nova Brasília ou Encantadas.

Um passeio bem legal, é admirar o pôr do sol lá de cima do Farol. Sem contar no visual espetacular lá de cima. Conseguimos ver a praia do Farol e também a Praia de Fora. Há um lugar ainda mais especial para se ver o pôr do sol, na Praia do Belo.

Ilha do Mel - PR

Passando o morro direito da Praia de Fora, fica a Praia grande. E o seu cantinho direito é carinhosamente chamado de canto da vó. É possível chegar caminhando pela praia ou pela trilha do Belo. É um lugar muito acolhedor para se hospedar.

Após o canto da vó, tem a Praia do Miguel e logo depois do morro já fica encantadas. É uma super pernada até lá. Mas, para quem gosta de trilha e da natureza nem vê o tempo passar.

Em Encantadas, tem a famosa gruta formada por uma grande fenda em um rochedo e está ao nível do mar. Por isso, tem que ser visitada na maré baixa. Se você desembarcou no trapiche em Encantadas, é apenas 10 minutos caminhando.

Ilha do Mel - PR

A cinco minutos da gruta está  a Praia Mar de Fora, onde fica uma espécie de Praça de Alimentação. Embora, meu restaurante preferido seja em Brasília, no Mar e Sol. E atrás fica o Morro do Sabão.

Existe vida noturna na Ilha do Mel. Nos finais de semana e também feriados. Tem alguns forrozinhos e tem a Toca do Abutre onde rola uns showzinhos bem legais. Normalmente a Festa da Tainha ocorre no Trapiche de Nova Brasília.

COMO CHEGAR

A partir de Curitiba desça a Serra do Mar através da BR 277 até Paranaguá ou Pontal do Sul. Eu recomendo ir até Pontal do Sul. Caso você desça de carro, é necessário deixar o carro em algum estacionamento em Pontal ou Paranaguá. Custa em média R$ 15 por dia. Alguns estacionamentos possuem voadeiras e é possível realizar a travessia de lancha que é bem mais rápida. Algumas pousadas também disponibilizam a travessia.

Se você decidir fazer a travessia com a tradicional barca para a Ilha do Mel, as barcas saem de Pontal do Sul de meia em meia hora e custam em torno de R$ 40 ida e volta. A viagem dura aproximadamente 30 minutos.

Então é isso, pessoal.

Espero que tenham gostado e por favor.

Acrescentem com dicas que provavelmente esqueci nos comentários.

Beijos ;**

Leia também: Como alugar carros  em viagens internacionais e Porto de Galinhas – Pernambuco

Ilha do Mel – PR
5 (100%) 14 votes

6 comentários

  1. I wanted to write you a little bit of word to finally say thanks a lot again relating to the fantastic secrets you have shown at this time. It’s so remarkably open-handed of people like you to deliver extensively precisely what a few individuals could have supplied as an e book to generate some dough on their own, precisely considering the fact that you might well have done it in case you considered necessary. Those basics in addition worked to provide a good way to comprehend some people have similar fervor really like my very own to grasp somewhat more with regards to this problem. I know there are thousands of more pleasurable moments up front for individuals that check out your blog post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *