Conheça Machu Picchu

Machu_Picchu_vista_de_cima

Machu Picchu

Machu Picchu – Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje eu vou contar tudo o que você precisa saber antes de embarcar para o mundo Inca.

 

Machu Picchu
Machu Picchu – Vista de cima

Primeiramente, quero deixar bem claro que o lugar realmente tem uma energia fantástica. Então, prepare-se. Com certeza será uma aventura incrível e enriquecedora para você e sua alma.

Machu Picchu

Machu Picchu é um dos sítios arqueológicos mais respeitado do mundo. Para a Unesco, é considerado o “o legado tangível mais significativo da civilização inca”.

Provavelmente, a cidade de Machu Picchu foi construída no século XV e abandonada em 1532 com a chegada dos colonizadores espanhóis.

Porém, foi após 1911 que o mundo conheceu Machu Picchu, através dos relatos de um arqueólogo americano. Isso não quer dizer que as ruínas estivessem perdidas ou esquecidas. O que aconteceu foi que o sítio arqueológico ficou debaixo de uma vegetação aproximadamente por 600 anos. E foi, Hiram Bingham, quem solicitou um financiamento para estudar a área e divulgou mundialmente.

O Parque Arqueológico de Machu Picchu tem templos, muralhas, casas e outras ruínas utilizadas pelas famílias incas que viveram lá. Andar pela cidadela de Machu Picchu é conhecer a história, o modo de vida inca, surpreender-se com o conhecimento de matemática, astronomia e acústica que eles possuíam e também sentir uma vibração de energia.

Machu Picchu
Machu Picchu

Como chegar a Machu Picchu

A maioria das pessoas, assim como eu, saem de Cusco de trem, ônibus ou transfer para Poroy, Urubamba ou Ollantaytambo à cidade-base, Águas Calientes, de trem. Eu fui de transfer até Ollantaytambo onde pegamos o trem Peru Rail até Aguás Calientes. Há apenas duas empresas que fazem o trajeto de trem, a Inca Rail e a Peru Rail. Em Águas Calientes, é necessário pegar um ônibus para subir até o Parque.

Algumas pessoas, como mochileiros, montanhistas, trekkeiros e também outras pessoas com um bom preparo físico, fazem deste trajeto uma super aventura, percorrendo a Trilha Inca ou a Trilha de Salkantay a pé e podem demorar de 4 a 5 dias para chegar à cidade inca.

Só lembre de guardar bastante energia para o parque. Nós contratamos um guia e o percurso todo de sobe e desce, demorou em torno de 5 horas. É bem cansativo, mas é muito lindo.

É possível comprar seu ingresso de acesso ao parque clique aqui para saber mais

Machu Picchu
Chegando na estação Águas Calientes

 

Machu Picchu – Devo contratar um guia?

 Você não é obrigado a contratar um guia. Mas, eu contratei e além de achar super interessante, a civilização inca e os espanhóis não deixaram escritos, nada que mencionasse essa cidadela. Então, tudo o que sabemos sobre Machu Picchu são teorias e os guias nos auxiliam a imaginar as funções avançadas da engenharia utilizada ali, as seitas, as tradições incas, como a cidade se manteve em pé depois de séculos e mesmo com as ações de terremotos, entre outros fatores interessantes.  Se não, você não saberá todas as curiosidades e detalhes do lugar.

Somente guias credenciados podem entrar no parque e eles cobram em média de 50 a 60 dólares por 2 horas. Eu contratei através de um pacote, o que possibilitou que eu escolhesse o idioma que queria ouvir as explicações.

Machu Picchu
Machu Picchu

Montanhas de Huayna Picchu e Machu Picchu

É possível subir duas montanhas existentes lá, a Huayna Picchu e a Machu Picchu (homônima ao parque) e é bem perigoso e desafiante. Eu acho que estar no parque já é uma experiência bem completa e não é preciso subir. É preciso adquirir o ingresso do parque com essa opção, o que sai mais caro e tem que chegar cedo. A subida para Huayna Picchu dura em torno de 1 hora e a de Machu Picchu 1 hora e 30 minutos, por escadarias bem íngremes e emocionantes.

 

 

Machu Picchu
Montanha Huayna Picchu
Machu Picchu
 

Machu Picchu – Melhor época para visitação

Embora eu tenha ido em Março, os melhores meses para conhecer o legado inca são Junho e Julho.

A alta temporada começa em Maio e vai até Setembro, que são os meses menos chuvosos lá. Já no verão, entre Novembro a Março, a região onde está localizada Machu Picchu é bastante chuvosa.

Quando eu fui, caiu uma chuva de verão quando estávamos quase terminando o passeio guiado. E foi muito legal, todas as pessoas a minha volta começaram a agradecer por aquela bênção. E a chuva caia e eu comecei a me sentir emocionada e comecei a chorar. Foi aí que senti ainda mais as vibrações vindas da terra, do céu, do ar… de tudo que estava ao meu redor.

Portanto, eu adorei ser abençoada por uma chuva rápida, refrescante e energizante. Porém, se você não gosta, programe-se para estar lá em outra época.

Machu Picchu

Machu Picchu também foi eleita uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Caso se interessar, clique aqui para conhecer a cultura Maya e sua Pirâmide Chichén Itzá, no México.

Então é isso, espero que tenham gostado. E no próximo post vou contar como foi minha experiência de andarilha por quase um mês no Peru.

Beijos ;**

Leia também Conheça Key West Conheça Londres Part IV – Museu Britânico

Conheça Machu Picchu
5 (99.55%) 44 votes

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *