Austrália: Como solicitar o Visto de Estudante

Visto de Estudante da Austrália

Austrália: Como solicitar o Visto de Estudante

Para solicitar o visto de estudante da Austrália você precisa dispor e preencher alguns requisitos. Se você tem interesse de imigrar para este país, keep reading.

Eu acabei de receber meu visto de estudante por e-mail. Achei mais burocrático do que o visto americano. Mas, a vantagem é que não participei de nenhuma entrevista. Logo, não precisei me deslocar para outra cidade.

Visto de Estudante da Austrália

Em contrapartida, é necessário fazer exame médico, para atestar que você não possui nenhuma doença infecciosa.

Se você puder contratar uma agência de intercâmbio para cuidar do seu visto, será muito melhor. O processo é bastante burocrático e chato. Aqui em Curitiba eu indico as agências: Yes Intercâmbio (Diogo) e Information Planet (Júlio).

A primeira fase para solicitar o visto de estudante da Austrália é achar um curso para se matricular. Então, após escolher a cidade na Austrália, verifique se tem escolas ou universidades por lá. Você pode escolher escolas ou universidades nas cidades ao redores. Já que existem muitos cursos que não são presenciais.

Visto de Estudante da Austrália

Visto de Estudante da Austrália

Os cursos de inglês em uma escola conceituada na Austrália, como a Lexis não é nada barato. Por exemplo, um curso de inglês com duração de 20 semanas custa em média 4.600 dolores australianos.

Você pode comprar o seu curso diretamente pelo site da escola/universidade. Você poderá ficar em território australiano até um mês após o término do seu curso.

Porém, junto com o curso você é obrigado a comprar o OSHC, que é o plano de saúde. Você não poderá ingressar na Austrália sem isso. O OSHC custa 45 dólares por mês. E você deverá pagar o valor integral referente ao período que permanecerá na Austrália.

Depois de pagar o valor integral referente ao valor do curso e também o OSHC, você deve comprar a passagem aérea. Essa é a segunda fase.

Após comprar o curso, o plano de saúde e a passagem aérea, você está apto para seguir à terceira fase. Você precisa contratar um despachante para cuidar do seus documentos. Por isso, escrevi acima que é melhor contratar uma agência.

Visto de Estudante da Austrália

A taxa do despachante custa em média 280 reais. A função do despachante é solicitar todos os seus documentos necessários, analisá-los e após enviar à Embaixada Australiana que fica em Brasília. Entretanto, por mais que você contratou os serviços de uma agência, será necessário pagar essa taxa.

Visto de Estudante da Austrália

Os documentos que você deve entregar ao despachante são:

  • cópia do Passaporte,
  • Vacina contra a Febre Amarela,
  • Formulário Austrália, Formulário 956A,
  • cópia da CNH ou RG,
  • COE (Confirmação da Matrícula do curso – liberada somente após o pagamento integral do curso),
  • Certificado ou declaração do último grau de escolaridade​,
  • Comprovante de declaração do Imposto de Renda completo ou comprovante de situação cadastral do CPF – caso seja isento,
  • Carteira de trabalho com cópia dos últimos contratos de trabalho​, caso empregado com registro em carteira. No meu caso, como sou servidora pública, o Histórico Funcional,
  • Holerites, contracheques, pró­labore, DECORE ou RPA’s ​dos 03 últimos meses​,
  • Carta de intenções (explicando o motivo da viagem).

Com esses documentos você também deve comprovar que tem situação financeira para se manter durante o período que irá estudar. Através de extrato bancário dos últimos três meses, você deve comprovar que tem 1.700 dólares australianos por mês de visto solicitado.

Se você não tem esse dinheiro em caixa, deverá solicitar que algum parente se torne o seu responsável financeiro. É necessário fazer uma carta de suporte financeiro, com assinatura reconhecida em cartório. E será preciso encaminhar os documentos da pessoa que o patrocinará na Austrália (IRPF; Holerites dos últimos três meses e Extrato bancário comprovando os 1.700 dólares australianos – últimos três meses).

Visto de Estudante da Austrália

Visto de Estudante da Austrália

*Não se esqueça que nos seu mês de férias você também precisará declarar os 1.700 dólares australianos.

O despachante vai analisar todos os seus documentos e se estiver tudo certo é hora de pagar mais uma taxa. O visto de estudante custa 550 dólares australianos e deve ser pago direto à Embaixada. Novamente, por isso é bom contratar uma agência.

Eu recebi a resposta da Embaixada Australiana em dez dias. E aí, você está apto ao próximo passo. Aqui em Curitiba só tem um consultório médico que você pode realizar os exames necessários solicitados pela Austrália.

O valor do exame médico e consulta custa 450 reias. Eu estava em férias em Montevidéu e demorei para marcar o exame. Mesmo assim recebi a notícia que meu visto foi aprovado em menos de dez dias.

**Não é possível utilizar o seu plano de saúde aqui do Brasil para realizar esses exames solicitados pela Embaixada da Austrália.

O valor final da viagem não é barato. Afinal, por mais que você arranje um trabalho por lá para se manter. Você precisa pagar todas as taxas e custo do curso aqui do Brasil e ainda comprovar renda. E além do mais você precisa arranjar um lugar para morar.

Com o visto de estudante você pode trabalhar até 2o horas semanais.

 

Visto de Estudante da Austrália
“Não há nada melhor do que viajar…”

Visto de Estudante da Austrália

E aí, ficou com alguma dúvida sobre o visto de estudante da Austrália?

Deixe seu comentário.

Precisa alugar um carro? Pesquise o melhor preço na RentalCars.

O Blog Eh Noix No Mundo é parceiro do Airbnb. Clique aqui para ganhar um bônus de 85 reais na sua próxima hospedagem.

Ainda não tem cadastro? Está esperando o que para se cadastrar? Não perca esse super desconto.

Siga-nos no Facebook, G+, Instagram e Twitter

See you.

Austrália: Como solicitar o Visto de Estudante
Rate this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *